Carla Paoliello
Abrir espaço para o encontro de dois mundos, este era o objetivo principal existente na colocação de duas oficinas promovidas por um designer e por um artista no projeto aqui apresentado. E para quê?
Discutir artesanato, hoje, é falar de expressão, cultura e mercado. É falar do resgate da identidade regional, valorizando as tradições , adverso à massificação e uniformização dos produtos industriaisComo já dito anteriormente, espera-se que o produto artesanal revele suas origens e que s
a
s técnicas agreguem
valor e autenticidade aos objetos,tornando-os diferenciados e originais.
de um povo
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Assim, associar o design e a arte ao artesanato é uma forma de alterar o rumo da produção atual, avaliando o sistema de produção para readequá-lo à demanda e expectativa do mercado e associando aos produtos a postura crítica e expressiva particular da arte.
Na oficina promovida por Augustin de Tugny, entendeu-se o design não apenas como produto acabado, mas como todo o processo da pesquisa, concepção do produto e análise do estilo de vida de cada artesã, seus costumes e crenças. Foi um trabalho individual, de resgate e valorização de cada pessoa envolvida. Já Rodrigo Mogiz trouxe a expressividade para ser associada ao artesanato além do olhar crítico, intuitivo e questionador para, ao final, se obter uma produção artesanal mais expressiva e particular.
Os procedimentos adotados podem ser observados nas imagens a seguir e também nos tópicos apresentados abaixo:
Por Augustin de Tugny
· Análise e reconhecimento da produção de cada grupo de artesãs
· Avaliação dos desenhos realizados pelas artesãs e discussão acerca da expressividade de cada uma
· Realização de outros desenhos
· Análise dos locais de inserção dos desenhos e verificação da escala apropriada
· Digitalização das imagens
· Discussão com cada artesã do objeto a ser desenvolvido
· Definição do tamanho das imagens e impressão
· Realização dos produtos com orientação de posicionamento da imagem, escolha da técnica e cores envolvidas
Por Rodrigo Mogiz
· Escolha das imagens a serem usadas. Foram duas imagens para cada artesã, uma própria e outra retirada de magazines
· Desenho em transparência das imagens anteriores
· Passagem para o pano de prato da primeira imagem usada
· Bordado da primeira imagem
· Passagem para a entretela da segunda imagem
· Bordado da segunda imagem com aplicação de miçangas e pedrarias
· Pintura final
· Acabamento com crochê